História das Olimpíadas
Jogos Olímpicos – Da Antiguidade até a Era Moderna
No dia 22 de outubro, Ronald Möller, professor de educação física veio nos contar sobre a história dos Jogos Olímpicos. O foco da apresentação foi comparar como os jogos eram realizados na Antiguidade e na Era Moderna.
Por volta de 1600-1200 a.C. migrações dos povos indo-germânicos se encontraram com os povos do mediterrâneo. Dessa maneira o povo grego se originou. O esporte fazia parte da aristocracia, forma dominante. As atividades se derivavam da guerra e da caça, existiam: corrida de carros (bigas), lutas com e sem armas, corrida e provas de arco e flecha. Já nessa época, Olímpia é local sagrado onde jogos de caráter religioso e esportivo são realizados.
O registro sistemático dos Jogos Olímpicos começou em 776 a.C. A destreza física e marcial e a beleza do corpo humano são qualidade fundamentais da cultura. Sendo assim o esporte competitivo a melhor maneira de realizar este ideal.
Em 500-300 a.C. os processos democráticos se tornam mais comuns, as ideias de cidadão e Estado se tornam mais fortes e os Jogos Pan-helênicos ganham mais importância. É possível pensar que os valores dos Jogos Olímpicos eram: manifestação religiosa de homenagem aos deuses, a busca pelo desenvolvimento harmonioso entre corpo e alma, contribuir para a amizade dos povos e das cidades e buscar a união dos helenos (gregos).
Os Jogos deixaram de ser realizados na Grécia no ano de 393 d.C., por ordem do Imperador romano Teodósio, que impõe o cristianismo como religião oficial, como maneira de combater o paganismo.
Os participantes das provas nos Jogos Olímpicos tinham que ser cidadãos gregos livres, jovens e do gênero masculino. Os vencedores eram imortalizados e estátuas e posteriormente passaram a ganhar prêmios. Nos Jogos as seguintes provas eram disputadas: lutas, corridas, corridas de bigas, pentatlo e pancrácio (um tipo de luta onde vale tudo, em casos extremos um dos competidores poderia morrer).
Em 1892, Pierre de Coubertin fez um discurso na Sorbonne sobre Ideias Olímpicas. Em 1894 o COI (Comitê Olímpico Internacional) foi fundado. Os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram em Atenas no ano de 1896. Em toda a Idade Moderna os Jogos Olímpicos tiveram apenas três interrupções, em 1916,1940 e 1944.
A foto ao lado mostra Pierre de Coubertin.
A foto abaixo representa o Santuário de Olimpia, como deve ter sido no século I a.C.
A foto abaixo representa um antigo altar onde os cinco aros representam o tratado de paz que aconteciam durante os Jogos Olímpicos.
A foto abaixo representa a tocha Olímpica usada pela primeira vez na abertura dos Jogos de Berlim em 1936.