top of page

Modalidades desconhecidas

Decatlo/Heptatlo e Pentatlo moderno

Nas Olimpíadas de 2016 existem 42 modalidades olímpicas diferentes. Todos conhecemos algumas mais famosas como, natação, vôlei, ginástica, etc. Mas existem algumas que quase não recebem nenhuma atenção da mídia e que quase não percebemos que existem. Nesse texto vou falar de duas modalidades olímpicas que exigem muito do atleta: Decatlo/Heptatlo e do Pentatlo moderno.


Essas duas modalidades fazem parte do atletismo, que é uma parte muito nobre do esporte. No entanto, conhecemos aquelas modalidades do atletismo como corrida, salto em distância, e algumas outras. O Decatlo/Heptatlo e Pentatlo moderno são modalidades que passam despercebidas para a maioria das pessoas.


A diferença entre Decatlo e Heptatlo é que a primeira consiste de dez provas e só atletas masculinos participam, e a segunda consiste em sete provas e só atletas femininas participam. O Pentatlo moderno consiste em cinco provas e atletas masculinos e femininos participam.


O Decatlo busca definir o atleta completo que seja capaz de realizar todas as dez provas da melhor maneira possível. Essa modalidade foi inserida aos Jogos Olímpicos no ano de 1904, mas algumas provas eram diferentes das atuais. Em 1908 o Decatlo foi retirado dos Jogos e em 1912 voltou com as modificações atuais. As provas são divididas em dois dias e após cada uma, os atletas recebem uma pontuação. Quem, no final, tiver a pontuação mais alta ganha a medalha de ouro. No primeiro dia participam dos 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, e por último, os 400 metros rasos. No segundo dia os atletas participam dos 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, e finalizando, fazem a prova dos 1500 metros. O primeiro medalhista olímpico foi o britânico Thomas Kiely e, hoje em dia, o melhor atleta é o Roman Sebrle, da República Checa, com 9026 pontos.


O Heptatlo, da mesma maneira que o Decatlo, busca definir o atleta completo e, no final, ganha quem tiver a maior pontuação. Essa modalidade foi inserida aos Jogos Olímpicos em 1984, e tinha como finalidade substituir o Pentatlo, na época. Só que, só atletas femininas participam e apenas sete provas são realizadas em dois dias. No primeiro dia, as modalidades são os 100 metros com barreiras, o salto em altura, o arremesso de peso e os 200 metros rasos. No segundo dia, as atletas disputam o salto em distância, o lançamento de dardo e os 800 metros. O recorde mundial de 7291 pontos ainda pertence à americana Jackie Joyner-Kersee que o fez em 1988.


O Pentatlo existe desde a Antiguidade. Os espartanos utilizavam essa modalidade para definir os guerreiros mais qualificados e completos. As modalidades e a forma de disputa eram diferentes das que são vistas atualmente. O pentatlo consistia de provas de salto em distância e altura, lançamento de disco e dardo, corrida e luta. Cada etapa era eliminatória, até que sobrassem apenas dois atletas para lutar entre si, definindo assim o vencedor. No fim do século 19, essa modalidade foi alterada para uma simulação militar. Teria como objetivo recriar a “aventura” que um soldado teria para entregar uma mensagem secreta, por exemplo. A prova começava a cavalo, passava pelo tiro, pela esgrima e pela natação, terminando na corrida. Nas Olimpíadas de 1912 foi a estreia dessa nova modalidade. Até 1996 as provas eram realizadas em vários dias, mas a partir dessa data todas as provas aconteciam em um dia só, para tornar tudo mais dinâmico para os espectadores.


Pierre de Coubertin, quem trouxe as Olimpíadas para a Era Moderna, acreditava que essas modalidades seriam bem vistas e teriam um lugar importante nos Jogos Olímpicos. Porém, sua previsão não virou realidade.

DECATLO

PENTATLO MODERNO

HEPTATLO


bottom of page